sexta-feira, 27 de março de 2020

PREFEITO DE PITANGA FALA SOBRE ATUAL SITUAÇÃO DE PITANGA SOBRE O CORONA VÍRUS.


PREFEITO: 

Venho esclarecer a todos que o comércio deve permanecer fechado.

Lembramos que não paramos o agro no nosso município, as entregas, os mercados e empresas do ramo alimentício, todos estão funcionando com restrições, afinal esta doença nem começou e a situação poderá ficar insustentável.

Iniciamos a preparação para a abertura do comércio, mas NÃO SERÁ HOJE.

Fizemos reuniões com associação comercial e com muitos empresários para nos preparar e organizar com treinamentos para podermos abrir com segurança.

Tivemos um caso grave suspeito, encaminhado de Palmital para o nosso Hospital e ontem mesmo encaminhado para Guarapuava, SUSPEITO de COVID-19.

Quero que todos entendam, estamos seguindo o que a Organização Mundial de Saúde considera de melhor. 

Sei que muitos estão nervosos por causa da economia do município, assim como nós, por isso tomamos medidas para retomar o crescimento do município o mais breve possível.

Entre as medidas adotadas, estão sendo realizados atendimentos aos menos favorecidos de casa em casa, adiantamos o décimo terceiro dos servidores públicos municipais, adiamos por 60 dias REFIS, ALVARÁ, ISS e IPTU, e o governo federal prepara pacote de medidas para atender o micro e pequeno empresário e os autônomos.

Não existe forma fácil, certo ou errado, o que existe é uma pandemia que parou Nova York, criou uma crise na Europa e está levando à falência de sistemas de saúde muito mais estruturado que o nosso.

Já são mais de 100 casos confirmados no Paraná, quero que entendam que esses casos são de pacientes hospitalizados, são números subestimados, pois hoje está sendo liberado a coleta do exame apenas para os pacientes que estão hospitalizados.

A doença está matando tanto idosos quanto jovens, temos que pensar na economia, sim, também existe um grande impacto da prefeitura ficar fechada, deixando de arrecadar, mantendo os gastos fixos e investindo ainda mais em saúde para o combate ao COVID-19.

Se não liberarmos o comércio com segurança, na hora que a doença chegar, faltarão leitos e profissionais para atender a população, e aí sim o comércio fechará por tempo indeterminado e o caos será instaurado.

Fácil julgar ou falar alguma coisa nesse momento que não temos nenhum caso e parece que está tudo bem.

Ontem o Governador do Paraná manteve o isolamento social e peço a todos, deixamos a política de lado e vamos pensar no município e nas pessoas que aqui vivem, não foi fechado aquilo que é essencial e vamos nos preparar para retomar com segurança as atividades.

Além das medidas citadas, o Governo do Estado e nosso município estão adquirindo alimentos, especialmente da agricultura familiar, via cooperativas, que seriam para a merenda escolar e agora estão sendo distribuídos para as pessoas carentes, o leite está sendo entregue e as cooperativas e agropecuárias estão funcionando.

POR FAVOR FIQUEM EM CASA, se todos colaborarem, tudo irá voltar ao normal em breve, mas se a infecção se tornar comunitária, aí sim, veremos o que é recessão de verdade.

Texto publicado pelo Prefeito Dr. Maicol Callegari em sua página no Facebook.
Da Redação/Jonei Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário