O Prefeito de Pitanga Dr.
Maicol, informou através de suas redes sociais, que a Rodivia PR-466, trecho
Pitanga a Turvo, será restaurada e ampliada, segundo o Prefeito, desde o inicio
de 2018 já haviam varias conversas sobre esse trajeto.
Segundo Dr. Maicol, a
rodovia esta intransitável, muitos buracos, e a falta de acostamento é um serio
problema, além da precariedade na sinalização.
Dr. Maicol esteve com o
Governador Ratinho Junior e com Sandro Alex, responsável pela Sec. de
Infraestrutura do Paraná, o Deputado Estadual Alexandre Curi foi o personagem
principal para que o Centro do Paraná tivesse mais essa Obra.
No inicio dessa semana, o
departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) publicou edital de licitação para
contratar a empresa que vai elaborar o projeto de engenharia da restauração e
ampliação da capacidade da rodovia PRC-466, no trecho entre os municípios de
Pitanga e Turvo.
O trecho tem extensão de
45,5 quilômetros e inicia na PR-460, há aproximadamente 1 quilômetro do
entroncamento com a PR-239, em Pitanga, e termina no início do perímetro urbano
de Turvo. O orçamento previsto para o projeto é de R$ 3,3 milhões. As empresas
e consórcios interessados têm até o dia 27 de janeiro para entregar suas
propostas. Todos os documentos e informações sobre esta licitação podem ser
acompanhados na página Compras Paraná.
A restauração e ampliação
da capacidade da PRC-466 faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e
Logística de Transportes do Paraná e é financiado com recursos do Banco
Interamericano de Desenvolvimento (BID). O acordo entre Governo do Paraná e BID
foi firmado em dezembro de 2017 e prevê, até 2022, um investimento de mais de
R$ 900 milhões em obras e projetos de infraestrutura do Estado.
“Parcerias como a que foi
firmada com o BID são importantes para trazermos cada vez mais progresso aos
paranaenses. Em Pitanga, já estamos trabalhando na pavimentação asfáltica da
PR-239, até Mato Rico e, com a publicação deste edital, damos início ao
primeiro lote do projeto de melhorias na PRC-466, até Turvo. Futuramente, vamos
também licitar o segundo lote, que se refere a duplicação do trecho que vai de
Turvo até Guarapuava”, explicou o secretário estadual de Infraestrutura e
Logística, Sandro Alex.
O projeto prevê a
restauração da pista existente e a implantação de dispositivos de ampliação da
capacidade de tráfego, como acostamentos, faixas adicionais e acessos. Além
disso, o projeto deve planejar as intersecções nos acessos aos municípios de
Santa Maria do Oeste e Boa Ventura de São Roque, e a instalação de passeios,
travessias para pedestres, pontos de ônibus e ciclovias.
Para isso há uma divisão
em três subtrechos: o primeiro tem 14,5 quilômetros e começa a 1 quilômetro do
entroncamento com as PRs 460 e 239, em Pitanga, e vai até o acesso à Santa
Maria do Oeste, onde se inicia o segundo subtrecho, que tem 21,7 quilômetros e
vai até o acesso à Boa Ventura de São Roque. Por fim, o último subtrecho tem
9,3 quilômetros de extensão e liga este acesso ao perímetro urbano de Turvo, na
altura do km 220 da PRC 466.
O projeto executivo ainda
deve tratar de todos os serviços e estudos de duplicação, restauração, tráfego
e de segurança, além de estudos geológicos/geotécnicos,
hidrológicos/hidráulicos, topográficos/geodésicos, entre outros.
INTEGRAÇÃO - Para o diretor-geral do DER/PR, Fernando
Furiatti, a restauração da PRC-466 é mais uma obra que remodela as rodovias da
região Centro-Sul do Estado. “Hoje temos obras em Pitanga, Mato Rico e, em
breve, Roncador e Guarapuava. É necessário que todos nossos projetos conversem
entre si, para garantirmos, além das melhorias nas vias, a integração
rodoviária da região sem afetarmos negativamente os fluxos nos perímetros
urbanos das cidades”.
EDITAL – A licitação acontece na modalidade Seleção
Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), em que empresas pré-selecionadas são
convidadas a apresentar propostas técnicas e de preço. Elas deverão ser
entregues em envelopes lacrados diretamente no DER/PR, em Curitiba, até 27 de
janeiro, com a abertura dos envelopes agendada para o dia seguinte e
transmitida pela internet.
A empresa ou consórcio
será declarado vencedor de acordo com análise de suas propostas. No caso das
propostas técnicas são avaliados três critérios: experiência prévia; adequação
da metodologia e plano de trabalho ao proposto no edital; e qualificação dos
profissionais participantes na elaboração do projeto. Nas propostas de preço o
critério é o menor valor oferecido.
Assim que estiver pronto
e for aprovado pelo DER/PR, o projeto será utilizado como base para o edital de
licitação de execução das obras.
Atualmente o DER/PR
também trabalha na pavimentação da PR-239 entre Pitanga e Mato Rico, passando
por Barra Bonita. A obra foi orçada em R$ 22,9 milhões e teve início em
setembro de 2018. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em maio de
2021. Já o edital de licitação de melhorias no segundo lote da PRC-466, de
Turvo até Guarapuava, ainda está em elaboração e deve ser publicado no início
de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário