sábado, 16 de novembro de 2019

Homem invade UPA e mata motorista de ambulância em Imbaú


Descansando em um quarto da unidade quando levou um tiro na cabeça e outro no peito, informou a PM. 

Segundo a polícia, o suspeito - que foi identificado - invadiu a UPA armado, rendeu o vigilante e uma enfermeira. 

Depois, o homem pediu que os dois o levassem até onde estava o motorista. 

Ainda de acordo com a PM, o suspeito roubou o celular da enfermeira antes de fugir. 

A polícia tenta localizá-lo. Em nota, a Prefeitura de Imbaú informou que o local tem vigilância.

Mas que depois desse caso vai aumentar o número de vigilantes e pedir reforço no policiamento.


DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Adolescente de 17 anos é executada em Sarandi


A Polícia Civil de Sarandi investiga a execução da adolescente Pâmela Kauny Ramos, de 17 anos. 

A garota foi morta a tiros na casa onde morava na rua Espírito Santo, no Jardim Bom Pastor. 

De acordo com o que foi apurado no local, o marido da vítima está preso e no momento do crime, estava sozinha em casa.

Um homem armado com um revólver arrombou a porta do imóvel e fez vários disparos contra Pâmela. 

Ela chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. 

O delegado Adriano Garcia esteve no local para os primeiros levantamentos e também acompanhar a perícia.

O corpo da jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Maringá.

Fonte: Equipe Pinga Fogo.

Da Redação/ Maria Farias

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

15 fugiram da Cadeia de Pitanga

Um grupo de presos conseguiu ganha a liberdade forçada da cadeia pública de Pitanga, no feriado, de 15 de novembro, de 2019, por volta das 18:30 horas.  

Cerca de 15 detentos fugiram, mas a Polícia Civil e também a Polícia Militar ainda iriam fazer o levantamento. 

Os indivíduos conseguiram render um agente carcerário, no momento em que ele passava a alimentação e, em seguida, ganharam a liberdade pela porta da frente. 

O refém ficou cerca de 15 minutos em poder os acusados.  

Polícias fazem buscas na Cidade, um elemento foi recapturado até o momento.

Quem tiver pistas, deve ligar 190 ou para a delegacia mais próxima.  

Inicialmente a preocupação é com a possibilidade de assaltos, pois está uma prática comum de meliantes em fuga. 

logo mais informações.

Da Redação/ Maria Farias

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

ESTA SEMANA A FRIGODASKO COMPLETOU 22 ANOS, CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE ESTA EMPRESA

Na última terça-feira (12) a Frigodasko completou 22 anos de historia, experiência e qualidade, melhorando e inovando a cada dia mais.

o 22 anos oferecendo a melhor carne do centro do Paraná para você e sua família.

Tudo começou no ano de 1997 quando, a Família Dasko deu inicio a um pequeno abatedouro, e com o passar dos anos foi crescendo e se tornando referencia e Frigorífico para todo o estado do Paraná.

Tudo isso graças à dedicação, rigorosidade, atendendo sempre a todas as normas de segurança compromisso em sempre oferecer o melhor para os consumidores.

Nestes 22 anos, grandes avanços aconteceram, tais como: o aumento da equipe, além do frigorifico também surgiu a industria Frigodasko, aperfeiçoamento da qualidade da produção a partir da matéria-prima, do confinamento de gado,de raças nobres e outras tecnologias, tamm a criação da central tecnológica para transformação dos resíduos animais em gás e energia, tudo isso fazendo com que a empresa se tornasse o maior frigorifico do Paraná.

E não para por ai, a sede vem se ampliando e já existe o projeto para a nova planta para a industria, sem contar com a geração de empregos, direto e indiretos, que vem fazendo com que a economia cresça.

Em 2019 a família já conta com mais de 350 colaboradores, trabalhando para oferecer o melhor.

Hoje o pequeno abatedouro da família Dasko, criado no interior do estado do Paraná 
hoje se tornou a família Frigodasko, reconhecida em todo o território estadual.


CAMINHONETE FURTADA EM PITANGA

Nesta madrugada, foi furtada ESTA caminhonete aqui na cidade de Pitanga, ela pertence ao Fernando da Atualiza. 

Trata-se de uma caminhonete de cor prata (foto), com placas JWH 9283.

Caso alguém veja por ai, ou tenha alguma informação, favor entrar em contato com a Policia Militar, via 190.

ATUALIZAÇÃO:

Eram aproximadamente 11h25m, quando recebemos a informação de que a caminhonete acaba de ser encontrada.

Da redação/Sandra Laciuk


DETERMINAÇÃO DO MINISTRO DIAS TOFFOLI, SOBRE O REPASSE DADOS SIGILOSOS PELO BC GERA APREENSÃO NO GOVERNO


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, determinou que o Banco Central lhe enviasse cópia de todos os relatórios de inteligência financeira (RIFs) produzidos pelo antigo Coaf nos últimos três anos. Com isso ele obtém dados sigiloso de cerca de 600 mil pessoas, sendo 412,5 mil físicas e 186,2 mil jurídicas.

Este pedido do STF é do dia 25 de outubro, feito no contexto do processo que suspendeu as investigações com dados do Coaf sem prévia autorização judicial, quando em julho deste ano, ele aceitou o pedido do Senador Flavio Bolsonaro, filho do Presidente Jair Bolsonaro, que era alvo de uma apuração do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Segundo o Jornal Folha de Saio Paulo esta decisão do ministro gerou apreensão no Governo visto que ela há integrantes da família Bolsonaro =, bem como outras autoridades mencionados nestes relatórios.

Estes relatórios da UIF (Unidade de Inteligência Financeira) partem de instituições como Bancos, que são obrigados a informar ao órgão, qualquer movimentação atípica que venha a acontecer. Porém, isso não quer dizer que haja indicio de que estas pessoas tenham cometido algum crime e nem todas as comunicações feitas à UIF são encaminhadas para as autoridades de investigações criminais.

No entanto, esta decisão ainda deve passar pelo Plenário do Supremo, o qual deverá definir no próximo dia 20 em quais condições os órgãos de controle poderão repassar ao Ministério Público, para fins de investigação penal.
Da redação/ Sandra Laciuk

PALMITAL: POLICIA REGISTRA OCORRÊNCIA DE ROUBO DE CELULAR

Por volta de 21h30min do dia de ontem (13), uma pessoa compareceu ao Pelotão uma pessoa relatando que que teve seu aparelho de telefone roubado. 

Segundo informações  desta pessoa, ela  estava na proximidades do ginásio de esportes, quando chegou uma pessoa com moletom, na cor azul e que dizia ter uma arma, com a mão por dentro da roupa e ameaçou a vítima levando seu  aparelho de telefone da marca Iphone 6 na cor prata, sendo que o autor tem estatura mediana, na cor morena, com bigode ralo, magro e vestia um moletom com capuz na cor azul claro, que após roubar o telefone o indivíduo correu em direção ao ginásio e não foi mais visto. 

A equipe iniciou algumas diligências buscando localizar o autor, porém sem êxito. 

A vítima foi orientada, quanto aos procedimentos.

Fonte: Policia Militar

Da redação/ Sandra Laciuk


CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO A DOAÇÃO DE SANGUE

O  16° Batalhão de Policia Militar de Guarapuava, juntamente com o 12° Grupamento de Bombeiros, Unicentro e Cidade do lagos, estão promovendo uma Campanha de conscientização à doação de Sangue, juntamente com Hemocentro Regional de Guarapuava, chamando a atenção para a importância de se doar sangue, pois "Doar sangue é doar Vida",  não se esqueça de que todos nos estamos sujeitos a precisar deste gesto concreto de alguém, por isso vamos tomar esta iniciativa também.

O tema desta Campanha é: Sangue eu Doo, Sempre; Não basta treinar tem que dar seu sangue Literalmente"

A vida de alguém depende de você, doe constantemente, pois o sangue tem validade.

Portanto se você se encaixa no grupo que está hábil a doar sangue, entre em contato hoje mesmo, com a Secretaria de Saúde de sua cidade ou diretamente no Hemocentro de Guarapuava, no seguinte endereço:  Rua Afonso Botelho-134 Trianon Guarapuava, ou pelo telefone (42) 3622-2819.

Não deixe para amanhã , a oportunidade de você salvar uma vida.

Da redação/ Sandra Laciuk

FORÇA-TAREFA INFÂNCIA SEGURA APROVA ORIENTAÇÃO SOBRE AMEAÇA VIRTUAL

A Força-Tarefa Infância Segura (Fortis) da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná realizou nesta quarta-feira (13), a 7ª Reunião Ordinária, com o intuito de debater a infância segura na era digital.  

Na reunião, foi aprovada a Orientação nº 2 da FORTIS, cujo foco é informar as instituições estaduais de ensino sobre quais providências poderão adotar em casos de ameaças eletrônicas que possam colocar em risco o estabelecimento de ensino e seus alunos. A orientação traz os canais legais de acionamento para tais ocorrências, como o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) ou o Disque 190 quando houver ameaça iminente, bem como o telefone do plantão do Núcleo de Combate aos Cibercrimes da Polícia Civil do Paraná, dentre outras medidas.  

A construção da orientação se deu especialmente com a participação de representantes da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Departamento de Justiça), da Secretaria de Estado da Educação (Colégio Estadual do Paraná), do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária – BPEC/SESP, do Conselho Tutelar, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público do Paraná, da Defensoria Pública do Paraná, da CELEPAR e do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana.

Na mesma reunião, o colegiado da Força-Tarefa aprovou a sua 15ª Ação, voltada à prevenção e ao enfrentamento do trabalho infantil. 

A ação será coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde – SESA e terá como objetivo realizar um diagnóstico no Paraná, promover campanhas educativas junto a empregadores e efetivar ações de fiscalização em cooperação com outros órgãos.

Cabe lembrar que a FORTIS já realizou este ano duas operações integradas que tiveram o apoio da Secretaria Regional do Trabalho – Ministério da Economia, por meio de auditores fiscais do trabalho.

Fonte: Informe Paraná

Da redação/ Sandra Laciuk


quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Homem é preso por roubar mais de mil calcinhas e sutiãs de varais em Minas Gerais


Um homem foi preso por roubar mil calcinhas e 45 sutiãs, em Turmalina, cidade do interior de Minas Gerais. 

A polícia encontrou as peças íntimas escondidas do quarto da casa do rapaz, de 41 anos, que já foi detido em 2015 pelo mesmo crime.

De acordo com a Polícia Militar, é possível dizer, com base no número de peças apreendidas, que muitas das 8.800 mulheres que vivem no município já foram vítimas do ladrão de calcinhas. 

Na primeira vez em que foi preso, ele havia roubado 301 peças íntimas, em Capelinha, cidade vizinha de Turmalina.

Ainda segundo a PM, as calcinhas e os sutiãs foram encontrados em diferentes lugares do quarto do homem, como embaixo da cama, dentro do colchão e no guarda-roupas. 

Havia roupas íntimas novas e usadas, de várias cores e modelos.
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


Homem morre eletrocutado no interior de Pinhão


No dia 12 de novembro, às 15h10min, ligação anônima, informava que próximo a estrada que dá acesso ao Zattarlandia, na localidade do Bom Retiro.

Teria uma pessoa caída próximo de uma rede elétrica, onde possivelmente teria entrado em contato com a rede de alta tensão. 

Após buscas, foi localizado em um carreiro, próximo de uma casa abandonada, embaixo de um poste, um indivíduo com indícios de queimadura por choque elétrico.

E próximo do mesmo, uma mochila com certa quantidade de fio de cobre e algumas ferramentas. 

Foi isolado o local, acionados os órgãos competentes, os quais constaram o óbito.

Porém sem a identificação do indivíduo que foi encaminhado para o IML de Guarapuava.

Fonte: PM

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


Pai de aluno furta celular durante reunião escolar em Turvo


No dia 12 de novembro, a equipe policial de Turvo recebeu uma informação de uma funcionária do Colégio Edite.

Que relatou que estava ocorrendo uma reunião de pais na escola, que seu celular havia sido furtado de cima da sua mesa, que ao verificar as imagens de câmeras de segurança, reconheceram o autor do furto. 

A equipe policial deslocou até a residência do mesmo e em conversa com este, assumiu a autoria do furto. 

Relatou que o celular não estava em sua posse, que teria deixado escondido em um banheiro da Praça 31 de Outubro. 

Foi dada voz de prisão ao autor do fato o qual foi encaminhado juntamente com a vítima até a 14ª SDP em Guarapuava, para os procedimentos cabíveis.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

FONTE: BLOG DO ELÓI



Novilha é abatida e parte da carne é furtada no distrito da Palmeirinha


Compareceu no Destacamento da Polícia Militar, o solicitante relatando que se ausentou da sua propriedade que fica localidade de Campo Novo, no distrito da Palmeirinha.

No dia 11/11, que ao retornar no dia 12/11, por volta das 11h00, notou que uma novilha havia sido furtada, sendo que localizou apenas parte da mesma, sendo cabeça e as patas. 

Informou também que até o momento não possui informações de quem possa ter cometido tal crime. 

A equipe policial realizou patrulhamentos na localidade em buscas de informações sobre o fato, mas nada foi obtido. 

Foi orientado o solicitante sobre os procedimentos cabíveis.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

'Mãe, não chora não, mãe', disse menina de 5 anos após ser baleada na Zona Oeste do Rio


Ketellen Umbelino de Oliveira Gomes, a menina de 5 anos morta por bala perdida em Realengo, Zona Oeste do Rio, nesta terça-feira (12), chegou a confortar a mãe na hora do disparo.

"Mesmo caída no chão, ela dizia: ''Mãe, não chora não, mãe'", lembrou a tia-avó Daise da Costa.

Katellen estava indo pra a escola com a mãe, de bicicleta, quando três homens armados e encapuzados saíram de um carro, atirando, na Praça da Cohab.

O alvo dos atiradores era Davi Gabriel Martins do Nascimento, de 17 anos que também morreu.

“A Jessica [mãe] ficou desesperada quando viu a menina caída no chão com a perna ensaguentada", contou Daise.

A mãe de Ketellen não se feriu e levou a filha para a UPA do Jardim Novo, em Realengo. No fim da tarde, ela foi transferida para o Hospital Municipal Albert Schweitzer, onde foi operada.

Depois da cirurgia, o quadro se agravou, e a menina morreu no fim da noite.

"Os vizinhos ajudaram a socorrer, mas ela perdeu muito sangue”, emendou a tia-avó, que é copeira e estava no trabalho quando soube do ocorrido na Cohab.

Execução

Pai de Ketellen, o pintor Augusto de Oliveira Gomes afirmou que um dos atiradores fez um sinal quando viu que a garota tinha sido atingida.

“A sensação que a gente tem é de pegar o maluco que fez isso e fazer pagar da mesma forma. Minha filha tinha só 5 anos", lamentou Augusto.

Sexta criança morta em 2019

Ketellen Gomes é a sexta criança morta por bala perdida no Rio este ano.
Os demais casos foram:

Jenifer Silene Gomes, de 11 anos, foi baleada no peito e morreu na tarde de 14 de fevereiro, em Triagem, Zona Norte do Rio. A menina estava na porta do bar da sua mãe, na Rua Bergamo, quando foi atingida pelo tiro.

Kauan Peixoto, de 12 anos, morreu na madrugada de 17 de março, após ser baleado no pescoço e no abdômen durante um confronto entre PMs e criminosos na comunidade da Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense.

Kauã Rozário, de 11 anos, foi atingido por uma bala perdida durante um tiroteio que deixou um homem morto e outro ferido na Vila Aliança, em Bangu. Ele ficou seis dias internado até ter morte cerebral.

Kauê dos Santos, de 12 anos, foi baleado durante operação policial no Chapadão, na Zona Norte do Rio.

Ágatha Félix, de 8 anos, foi alvejada dentro de uma Kombi na comunidade da Fazendinha, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio.
DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


Saiba Como fica a sua aposentadoria com a nova Previdência


1. Quando começam a valer as novas regras para aposentadoria no Brasil?

As novas regras da reforma começam a valer com a promulgação pelo Congresso.

2. O que acontece com quem já está trabalhando?

A reforma prevê cinco regras de transição para os trabalhadores da iniciativa privada que já estão no mercado. 

Uma dessas regras vale também para servidores públicos – além disso, essa categoria tem uma opção específica. 

Todas as modalidades vão vigorar por até 14 anos depois de a reforma entrar em vigor. Pelo texto, o segurado poderá sempre optar pela forma mais vantajosa. 

Na prática, quase todo mundo terá de trabalhar um pouco mais para se aposentar do que com as regras hoje em vigor.

3. Como ficou o cálculo das aposentadorias?

O valor da aposentadoria será calculado com base na média de todo o histórico de contribuições do trabalhador (não descartando as 20% mais baixas, como era feito até a promulgação da reforma). 

Ao atingir o tempo mínimo de contribuição (15 anos para mulheres e 20 anos para homens), os trabalhadores do regime do INSS terão direito a 60% do valor do benefício integral, com o porcentual subindo 2 pontos para cada ano a mais de contribuição. 

As mulheres terão direito a 100% do benefício quando somarem 35 anos de contribuição. Já os homens só terão direito a 100% do benefício quando tiverem 40 anos de contribuição.

4. Houve alguma mudança no valor do benefício?

O valor da aposentadoria nunca será superior ao teto do INSS, atualmente em R$ 5.839,45, nem inferior ao salário mínimo (R$ 998). 

O texto também garante o reajuste dos benefícios pela inflação.

5. O que acontece a uma pessoa que já podia se aposentar, mas não fez o pedido antes de a reforma entrar em vigor?

O direito de se aposentar é garantido com base na regra antiga. O cálculo do benefício, porém, passa a seguir as novas regras, com base na média das contribuições de toda a carreira. 

O cálculo parte de 60% aos 20 anos de contribuição para homens e 15 anos para mulheres e é acrescido de 2 pontos porcentuais a cada ano adicional, até o limite de 100%.

6. Haverá mudanças nas alíquotas pagas pelos trabalhadores?

Sim, a reforma traz mudança na alíquota, hoje de 11%. Os trabalhadores que recebem salário maior vão contribuir com mais – até 14% no INSS e 22% no serviço público federal, nos casos em que o salário supera o teto constitucional de R$ 39,2 mil mensais. 

Já os que recebem menos vão ter contribuição menor, que começa em 7,5%. Haverá também a união das alíquotas do regime geral (da iniciativa privada) e do regime próprio (servidores públicos).

7. Os reajustes dos benefícios foram mantidos?

O texto aprovado no Congresso mantém o reajuste dos benefícios para preservar o valor real (ou seja, compensar as perdas da inflação) na Constituição.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Institutos prevê chuva forte e ventos de até 100 km/h no Paraná nesta quarta


O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou chance de temporal para a região Sul do País nesta quarta-feira, saindo do Oeste de Santa Catarina até o Noroeste do Paraná, passando por Cascavel, Umuarama e até Londrina. 

Existe a possibilidade da tempestade também chegar para Curitiba no fim da tarde.

Na quarta-feira uma nova frente fria aproxima-se do Paraná, onde deverá encontrar um ambiente atmosférico bastante aquecido. 

A presença deste sistema frontal aumenta o potencial para o desenvolvimento das nuvens e consequentemente para o retorno das chuvas, descreveu à Banda B o meteorologista Cesar Duquia, do Simepar.

Segundo o meteorologista, não se descarta que a chuva venha acompanhada de ventos fortes e até granizo. “O ambiente está favorável, então pode isso acontecer. 

Mas granizo é algo muito de momento, mais difícil de ser previsto”, ponderou.

De acordo com dados do Inmet, a previsão é que os ventos cheguem a até 100 km/h no interior do Paraná, node as temperaturas estão bem aquecidas.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES EM BARRACÃO NO JARDIM BELA VISTA EM PAIÇANDU


DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

FONTE: SERVIÇOS PAIÇANDU 

PM recupera motocicleta furtada e prende autor do furto em Boa Ventura de São Roque


No dia 12 de no, às 15h00min, compareceu no Destacamento Policial o solicitante, 50 anos que em data anterior haviam furtado uma moto do Centro de Tradições.

E nessa data por volta das 14h00min, um masculino, teria passado com a motocicleta em uma oficina mecânica vestido com uma camiseta marrom e calça jeans e saiu sentido Vila Rural. 

Realizado patrulhamento na estrada de acesso à Vila Rural e logrou êxito em localizar a referida motocicleta escondido na mata próximo à estrada. 

Na sequência a equipe realizou campana para aguardar autor buscar a motocicleta, onde por volta das 17h, uma pessoa com as características repassadas com um capacete nas mãos, adentrou no mato onde a moto estava escondida. 

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

FONTE: BLOG DO ELÓI

Programa Nota Paraná vai distribuir R$ 5 milhões por mês


O Governo do Estado vai fazer mudança no programa Nota Paraná para beneficiar ainda mais o consumidor. 

A partir de março de 2020, todos os meses uma pessoa será contemplada com R$ 1 milhão. Até lá, o prêmio máximo é de R$ 200 mil, e apenas cinco vezes por ano.

O Nota Paraná, criado em 2015, é um programa de estímulo à cidadania fiscal, que devolve parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao consumidor que coloca o seu CPF na nota fiscal das compras que faz no comércio paranaense.

Como muita gente de outros Estados também pode fazer o mesmo, o número de CPFs participantes no programa chega a 23 milhões, bem superior ao número de habitantes do Paraná, de cerca de 11 milhões.

Portanto, os números são de outros Estados, provavelmente de turistas que compraram aqui ou pela internet. 

Os CPFs pertencem a consumidores de 5.073 cidades do Brasil (o total de municípios do Brasil é 5.570).

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS


RAPAZ RECEBE UM DIAGNÓSTICO DE UM TUMOR E SE JOGA COM O CARRO NA FRENTE DE UM ÔNIBUS EM CAPINZAL - SC


Um trágico acidente de trânsito, foi registrado na cidade de Capinzal-SC onde uma atitude impensável foi feita por um jovem de apenas 28 anos de idade. 

Segundo informações J.M havia descoberto naquela tarde, após um diagnóstico, que estava com um tumor na cabeça. 

Onde decidiu não mais viver foi então, onde ele jogou o veículo em uma colisão frontal com um ônibus. 

Ele acabou morrendo na hora. Sua mãe foi encaminhada ao hospital após saber da notícia sendo este o segundo filho que ela perde em acidente de trânsito.

DA REDAÇÃO/ MARIA FARIAS

Fonte: Noticias SC

Mãe nega tráfico de drogas, mas sinceridade de filha de 6 anos entrega esquema


Uma jovem de 24 anos foi presa em flagrante pela Polícia Militar (PM) por tráfico de drogas em Umuarama, na tarde desta segunda-feira (11). 

A suspeita negou o crime após ser flagrada na residência com buchas de cocaína, uma porção de maconha, balança de precisão e dinheiro trocado, mas a filha dela, de seis anos, com a sinceridade peculiar da idade, a entregou de bandeja.

Tudo começou quando as equipes policiais receberam a informação de que a jovem fazia a venda de drogas pelo aplicativo WhatsApp. 

Na casa da suspeita veio a confirmação, com materiais relacionados ao tráfico localizados. A informação é que, após comprar pelo aplicativo, o usuário ia até a residência da jovem buscar a droga. 

Apesar das provas, ela negou, mas a filha, de seis anos, deu versão diferente.

“Durante as buscas, ela negava ser traficante e dizia ser usuária. Mas, em determinado momento, questionamos sobre o valor da venda da cocaína e a filha dela, mesmo sem ser questionada, acabou respondendo, dizendo que custava R$ 50. Com isso e todas as provas, foi encaminhada à delegacia”, destacou o soldado Gregório, da Polícia Militar

O Conselho Tutelar foi acionado para ficar com a guarda da criança. Além das drogas, cinco aparelhos celulares foram apreendidos na casa da suspeita, em Umuarama.

Da Redação/ Maria Farias

Fonte: Portal Umuarama News.

PRF anuncia ‘Operação Proclamação’ a partir de quinta (14)


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que lança à zero hora desta quinta (14), a Operação Proclamação da República 2019 em todo o país. 

Assim, a operação, que segue até domingo (17), terá como prioridades o combate à embriaguez ao volante. 

Além de fiscalizar ultrapassagens proibidas e a correta utilização das cadeirinhas e do cinto de segurança, e do uso dos celulares. Além disso, a PRF informou que no mesmo feriado de 2018, quando a operação teve cinco dias de duração um a mais do que a deste ano, 15 pessoas morreram em acidentes nas rodovias federais do Paraná. 

Outras 116 pessoas ficaram feridas. Assim, ao todo, a PRF atendeu 115 acidentes. Cinco das 15 mortes registradas na operação do ano passado ocorreram em um único acidente, na BR-277, em Santa Tereza do Oeste. 

As cinco pessoas estavam em um automóvel GM Onix e morreram em uma colisão frontal.

PREVISÃO: Durante o feriado prolongado deste ano, a previsão das concessionárias das rodovias é de que o movimento nas estradas aumente até o dobro em relação à média dos dias normais. 

Além disso, a expectativa é de que o pico de movimento na saída para o feriado deve se concentrar entre o fim da tarde e início da noite de quinta e na manhã de sexta. 

O retorno deve ter um fluxo maior de veículos durante a tarde e a noite de domingo. 

RESTRIÇÃO DE TRÁFEGO: Ainda segundo a PRF de acordo com a Portaria 200 de 2018, que dispõe sobre a restrição do trânsito de Veículos e Combinações de Veículos excedentes em peso e ou dimensões em rodovias federais nos períodos dos feriados do ano de 2019.

Em trechos rodoviários de pista simples fica proibido o trânsito nos seguintes dias e horários: 14/11/19 (quinta) das 16h às 22h; 15/11/19 (sexta) das 6h às 12h; 17/11/19 (domingo) das 16h às 22h. 

ORIENTAÇÕES: A polícia orienta que para se ter uma viagem segura é preciso respeitar os limites de velocidade, manter distância de segurança em relação aos demais veículos. 

Além de ultrapassar apenas quando houver plenas condições de segurança e não desviar a atenção do trânsito. Estas são algumas das principais orientações da PRF para reduzir o risco de acidentes. 

Assim, a PRF também orienta os usuários de rodovias, mesmo antes de viagens curtas, a fazer uma revisão preventiva do veículo. Tal ação inclui a checagem dos pneus, do sistema de iluminação. 

Além dos equipamentos obrigatórios, do nível do óleo e do radiador, entre outros itens. Também é fundamental planejar a viagem, buscando evitar, na medida do possível, os horários de pico. 

Dirigir cansado ou com sono aumenta o risco de o motorista cometer erros. A cada três ou quatro horas de viagem, é recomendável uma pausa para descanso ou revezar a direção do veículo.

Da Redação/ Maria Farias

Fonte: PRF

Motorista fica ferido após tombar caminhão em Pitanga


Um motorista ficou ferido após tombar o caminhão que dirigia, na PR-460, entre Pitanga e Nova Tebas, na região central do Paraná, nesta segunda-feira (11).

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o veículo ficou atravessado na via e precisou ser retirado da pista. 

Mesmo com o procedimento de retirada do veículo, não houve interdição na rodovia.

O motorista teve ferimentos leves e foi levado para um hospital em Pitanga.

Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre as causas do acidente.

Fonte: PRE

Da Redação/ Maria Farias

Ouça a Impactus FM