terça-feira, 8 de janeiro de 2019

PM de Pitanga recebe Fuzil da População


Da Redação/Sandra Laciuk

É HOJE! ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE MANOEL RIBAS

Hoje (08) é aniversario da cidade de Manoel Ribas, 63 anos de emancipação política.

Segundo o IBGE no ano de 2016 sua população era  estimada 13.684 habitantes e com população estimada para 2018 era de 13.494 pessoas.
segundo dados do senso do IBGE EM 2010, em Manoel Ribas, existem mais mulheres do que homens, sendo a população composta de 50.44% de mulheres e 49.56% de homens.

Breve histórico da cidade:
A região onde surgiu o município de Manoel Ribas era habitada pelos índios kaingang, donos e senhores absolutosdas terras que hostilizavam a entrada dos povos brancos no sertão inóspito. Nesta época Manoel Ribas era chamado de Campina do Corumbataí, nome dado pelos índios. Os desbravadores travavam lutas contra os aborígines, conquistavam espaços e formavam lavouras para a sobrevivência. 

Os primeiros brancos vieram do distrito de Tereza Cristina (nome dado ao local devido a Imperatriz Tereza Cristina), município de Candido de Abreu, que dali teriam se deslocados em decorrência do insucesso do Projeto do Médico Francês Dr. Favre que havia sido idealizados naquela localidade com apoio do Governo Imperial Brasileiro, no ano de 1.800 e também por causa da malaria e febre amarela. Porém, os que aqui chegaram tiveram inúmeros conflitos com os índios. As terras eram do senhor Dr. Cezar Lamenha Siqueira que aos poucos eram separadas e compradas por novos moradores que chegavam. Por volta de 1927, entre outros desbravadores, chegava Fabrício Antonio Getúlio, que requereu uma área de terras em torno de 2000 alqueires e foi responsável pela vinda de um grande número de colonos de Cândido de Abreu. Instalaram-se suas residências em locais próximos as margens do riacho denominado Água dos Lemes, para que pudessem montar seus monjolos comunitários. Entre as principais famílias que aqui chegaram destacamos, Lemes, Borges, Menjon, Prachedes, Miciano e Lacerda. 

Por volta da década de 40 surgia a localidade denominada Campininha ou Campina Alta, que a principio, se constituía na sede da Gleba Santo Antonio, pertencente à família Lamenha Siqueira. Um dos integrantes dessa família, Dr. César Lamenha Siqueira, juntamente com Edmundo José Hauer, demonstraram interesse em edificar uma cidade. Tal propósito se evidenciou através de sua iniciativa em promover a abertura de ruas, construções de casas, edificação de uma igreja e de uma escola, além de outros empreendimentos comunitários voltados ao interesse público. Os incentivos ao surgimento de novos estabelecimentos comerciais deram a localidade à condição de Distrito do município de Pitanga. 

Com colonos pioneiros procedentes do sul do Estado de Santa Catarina, Manoel Ribas é constituída principalmente de descendentes alemães, ucranianos e italianos, seguindo-se de poloneses, portugueses, com algumas das tradições mantidas por essas comunidades preservando a cultura, usos e costumes. 
O Blog Jonei Farias parabeniza a todos os munícipes.

Da redação/Sandra Laciuk

ACIDENTE NA PR 487 PRÓXIMO A MANOEL RIBAS

Na tarde de ontem (07) por volta das 15:00h o Corpo de Bombeiros e Samu Noroeste- base Manoel Ribas chamaram a atenção dos moradores, ao sair em disparada rumo à PR 487, a fim de atender um acidente de transito.

O acidente aconteceu próximo a localidade de São Pedro,onde um automóvel VW  Golf de cor prata, acabou batendo contra uma árvore.

No veículo estavam Victor Ramom do Prado Crivioi 33 anos, condutor do Golf, e mais três pessoas, J R C  58 anos, V L D P C  53 anos e R D P C 25 anos.

Sendo que, do acidente houve danos materiais de média monta no veículo, e os ocupantes com ferimentos de natureza leve.

Da redação/Sandra Laciuk

FALECEU O CONHECIDO PAULO LEITEIRO

A família Kraukzuk, comunica o falecimento do senhor Paulo Kraukzuk,mais conhecido como Paulo Leiteiro.

Ele está sendo velado na Capela Mortuária de Pitanga.

Seu sepultamento será hoje às 11:00 da manhã.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

PARABENIZAMOS HOJE MOACIR IORI JUNIOR

Neste dia 07 de janeiro, parabenizamos de modo especial o advogado e professor acadêmico Moacir Iori Junior.

Ele recebe os parabéns de toda família e amigos, em especial da esposa Daiane e dos filhos.

NOVAS INFORMAÇÕES A RESPEITO DO PITANGUENSE QUE HAVIA SE AFOGADO NO LITORAL

No dia 02 de janeiro, quarta-feira recebemos a notícia de um pitanguense que tinha sido vítima de afogamento no litoral do estado (veja a matéria).

Hoje o Blog Jonei Farias  recebeu uma boa notícia, onde segundo informações o jovem está se recuperando muito bem, de tal forma que deixa a família e a equipe médica muito satisfeitas com a sua recuperação.

A mãe de Ricardo, Everli Santos publicou uma nota nas redes sociais agradecendo a todos pela força e orações feitas pela saúde do seu filho.

Desde o primeiro dia ela se mostrou não fraquejar na sua fé e sempre usando uma frase 'Deus é pai e não padrasto".

Em sua publicação no dia de hoje Everli escreveu: "Povo de Deus, agora sim,respirando passo para agradecer a cada um de vcs que estiveram junto comigo de verdade em oração pela vida do meu filho. Que Deus retribua a cada um com bênção redobrada. Que ele recompense cada um. Agradeço imensamente a deus em primeiro lugar. E aquelas pessoas que me ampararam de onde nunca imaginei receber ajuda. Vcs sabem que é vcs. Bjos a todos,não tem como marcar todos porque daria páginas e páginas mas vcs que acompanharam meu sofrimento sabem . De coração obrigada. Deus devolveu a vida dele novamente e agora estamos a um passo de ir para para a casa. Jesus misericordioso abençoe todos."

O Blog Jonei Farias agradece a todos que compartilharam e ajudaram com suas orações.

Da redação/Sandra Laciuk

GAROTA QUE ESTAVA DESAPARECIDA FOI ENCONTRADA

A jovem Jakeline Jaskiu 18 anos, que estava desaparecida foi encontrada hoje por volta das 13:00h.

Jakeline encontrava-se na cidade de Arapongas, e ao ter conhecimento que estava sendo procurada,entrou em contato com a família.

Na manhã de hoje (07), familiares entraram em contato com o Blog Jonei Farias pedindo ajuda para localizar a menina,(veja a matéria) a partir daí a matéria tomou grande proporção na região.

A família também já tinha registrado um Boletim de Ocorrência, na delegacia de Policia Civil de Pitanga.

E por volta das 17:00h o nosso jornalismo foi informado que Jakeline já pegou o ônibus com destino a Pitanga.

Da redação/Sandra Laciuk 

Pitanga: Família procura jovem que desapareceu após marcar encontro pelo Facebook

Jakeline Jaskiu de 18 anos, saiu de casa antes do Natal para encontrar uma pessoa que conheceu pelo Facebook, o encontro seria em Arapongas.

Jakeline estaria em Arapongas até o dia (04) de Janeiro (2019), até esse dia mantinha contato com a família e amigos, mas do dia (04) em diante não deu mais notícias.

O que intriga a família, é que Jakeline não atende telefone, não visualizou mais o WhatsApp e no perfil do Facebook tem uma foto de (Luto), mas na família de Jakeline ninguém faleceu.

A família está preocupada, pois não conhecem a pessoa que Jakeline conheceu pelo Facebook, nem possuem notícias de nem uma pessoa de Arapongas que posso ter o contato de Jakeline.

Caso alguém tenha alguma informação, entre em contato com 190 ou com nosso jornalismo 999317475. 

PAI E FILHA SÃO MORTOS NO PINHÃO

Segundo o repórter Valdinei Ferraz da cidade do Pinhão, um crime bárbaro aconteceu na tarde deste domingo.

De acordo com informações o caso aconteceu no tarde deste domingo dia 06, próximo a comunidade de Bom Retiro, na estrada que liga a Zattarlândia.
 Conforme as informações preliminares as vítimas foram identificadas como João Noel de Almeida de 52 anos, e uma filha menor de idade, os quais foram surpreendidos e feridos em uma emboscada.
Os dois foram socorridos por populares mas morreram a caminho do Hospital. Os corpos foram removidos ao IML de Guarapuava.
A ocorrência está em andamento, e investigadores da Polícia Civil apuram a motivação e a identificação dos autores do duplo homicídio.

Da Redação/Sandra Laciuk

FALECIMENTO DO SENHOR GENÉSIO BORGES

A família Borges comunica o falecimento do senhor Genésio Borges, aproximadamente 70 anos (foto).

O velório acontece na Capela Mortuária da cidade de Pitanga .

Seu sepultamento será em horário a ser designado.

O senhor Genésio é tio do Telinho.

As nossas condolências à família.





Da redação/Sandra Laciuk


domingo, 6 de janeiro de 2019

BOMBEIROS ATENDEM ACIDENTE NO TREVO DE ACESSO A CAMPO MOURÃO

No final da tarde deste domingo (06), o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender um acidente de trânsito no trevo de acesso a Campo Mourão.

Era aproximadamente 18:40h, quando a ambulância dos Corpo de Bombeiros saiu em disparada rumo à PR 466, mais precisamente no trevo que dá acesso a Campo Mourão.

Onde informações davam conta de um acidente entre dois veículos.

No local as equipes do Corpo de Bombeiros, verificaram que se tratava de uma batida entre um automóvel, VW  SPACEFOX cor prata , e um   CITROEN  PICASSO, também de cor prata, resultando em três vitimas com ferimentos de natureza leve.

Houve danos materiais de média monta, em ambos os veículos.

O acidente foi atendido pelo Corpo de Bombeiros, Policia
Rodoviária Estadual e Policia Militar.

Da redação/Sandra laciuk

Fotos enviadas pelo nosso leitor João Moura.

06 DE JANEIRO - ANIVERSÁRIO DE REINILDO CIRINO DA LUZ

A imagem pode conter: 2 pessoas, óculos de sol e atividades ao ar livre

Quem estréia idade nova hoje é Reinildo Cirino da Luz, ele que é morador da Boa Vista interior da cidade de Pitanga.


Reinildo recebe os parabéns dos amigos, familiares e especialmente da namorada Ana Claudia.

O Blog Jonei Farias deseja um Feliz Aniversário, com muita saúde, paz e grandes realizações.

06 DE JANEIRO - ANIVERSÁRIO DE REINALDO BATISTA

Hoje quem completa aniversário é Reinaldo Batista morador de Campo Mourão.

Ele que é coordenador Diocesano da RCC na diocese de Campo Mourão e membro do ministério de Fé e Política do estado do Paraná.

Ele recebe os parabéns de seus familiares e amigos e também de todos da RCC e do ministério Fé e política ,também do Blog Jonei Farias.

Ouça a Impactus FM