quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Veado é devolvido à natureza após ser encontrado por morador em Mato Rico


Um veado/cervo foi capturado próximo a residência de fazenda no interior do município de Mato Rico. 

O animal, provavelmente fêmea estava fugindo de cães caçadores que os encurralaram e foi apanhada no laço pelo morador local. 

Este fechou o animal e acionou a equipe ambiental do município informando do ocorrido. 

Imediatamente a equipe se deslocou até a devida localidade/moradia informada, apanhando o animal e verificando que o mesmo estava em boas condições físicas, apenas passando um medicamento em um pequeno ferimento na coxa e o liberou em uma reserva ecológica do município.

Veados são mamíferos herbívoros, pertencentes à Família Cervídeas, mas distribuídos em vários Gêneros. Encontrados em todo o mundo, estes animais possuem como uma de suas características principais a presença de chifres, nos machos.

Predados pela maioria dos grandes mamíferos, muitas espécies de veados se encontram ameaçados de extinção, em razão da caça e perda de hábitats.

No Brasil, encontramos oito espécies que, à primeira vista, parecem semelhantes. Isso se justifica pelo fato de as diferenças entre elas serem geralmente sutis, relacionadas ao tamanho do corpo e estruturas corporais e porque algumas dessas espécies vivem em ambientes similares. 

A característica que distingue os indivíduos do Gênero Mazama dos outros é a ausência de ramificações nos chifres. 

Da Redação/ Maria Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ouça a Impactus FM