sexta-feira, 14 de junho de 2019

EMPRESA LIGADA À ACUSADO DE PAGAMENTO DE PROPINA PARA EX-PRESIDENTE DA CBF É A RESPONSÁVEL PELA VENDA DE PACOTES ESPECIAIS NA COPA AMERICA

Os direitos de vender ingressos e pacotes de luxo pra a Copa America deste ano, mais uma vez ficaram com o Grupo Águia, empresa esta que tem como um dos sócios Wagner Abrahão que foi acusado na Justiça dos EUA de intermediar pagamento de propina para ex-presidente da CBF, José Maria Marin.

O valor destes ingressos chegam a 8,4, e serão vendidos pela referida empresa, onde segundo o comitê organizador, ela ganhou a concorrência feita pela Conmebol.

Estes pacotes de hospitalidade que são vendidos por este valor, são comercializados em grandes eventos como a Copa America, onde muitas pessoas compraram este direito por valores, nove vezes acima do ingresso de maior valor da competição.

A referida empresa possui uma ligação de 20 anos com a CBF, e com os ex-presidentes Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero, este grupo já foi responsável pelo pacote Copa-2014. 

A  maior atingida nos escândalos no caso da Fifa foi a Conmebol, este que foi investigado e julgado por procuradores e pela Justiça dos Estados Unidos. onde foi comprovado o pagamento de propina para ex-dirigentes da confederação sul-americana em troca de aprovarem contratos da Libertadores e da Copa América. A Conmebol teve uma troca de poder, se apresentou como vítima na Justiça dos EUA e prometeu transparência nos processos de contratação.

Neste processo julgado e investigado estava Marin, onde foi constatado o pagamento de US$ 3 milhões em propina para o ex-presidente da CBFfoi feito por duas empresas de Abrahão. São as empresas Support Travel e Expertise Travel, ambas com contas em Andorra, paraíso fiscal na Europa. Essas receberam o dinheiro da FTP (offshore que comprou os direitos da Copa América em nome da Torneos Y Competencias) e repassaram os valores para uma firma de José Maria Marin.

Abrahão já teve outros negócios relacionados à CBF investigados. A primeira CPI do Futebol (em 2001) apontou suspeita de superfaturamento em passagens do Grupo Águia, a segunda CPI do Futebol apontou que ele tinha participações em negociações de patrocínio. Houve negócios particulares entre ele e Ricardo Teixeira e Del Nero, com vendas de imóveis entre sócios do Grupo Águia e os cartolas.

Nada disso impediu a Conmebol de escolher o Grupo Águia para seus pacotes de hospitalidade. A empresa negocia quatro tipo de pacotes com valores diferenciados. Aqueles com valores mais baixos (chamados experience) somam R$ 1.780 para a final. Incluem assentos experience, os quais não é explicado em qual setor, e lanches, refrigerantes ou água. Para efeito de comparação, um ingresso de categoria 1, o melhor lugar do estádio, custa R$ 890,00 na venda direta pelo site da Conmebol.

Há ainda pacotes Premium (também em assentos no estádios) e os dois destinados aos camarotes que são Private Suite e Exclusive Suite. No último caso, estão incluídos no pacote pratos quentes, lanches, champagne, vinhos e sucos. Para a final, o valor total atinge R$ 8,390, além de transporte. Não há hospedagem incluída porque já houve acusações de venda casada nestes casos.

Fonte:  uol esportes -Blog do rodrigo Matos

Da redação/ Sandra Laciuk

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