Ouça a Impactus FM

quinta-feira, 7 de março de 2019

A CNBB LANÇOU A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019 NESTA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Todos os anos a CNBB ( Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) lança a Campanha da Fraternidade, a qual tem por objetivo chamar a atenção para um tema  que muitas das vezes é polemico e que merece destaque, tendo o intuito de que ações acerca do assunto possam ser feitas no intuito de contribuir positivamente neste determinado assunto.

Como em todos os anos a tradição é que esta campanha seja lançada na Quarta-feira de Cinzas, onde para os Cristãos é o inicio da Quaresma, tempo de muitas Orações, Jejuns e de praticar obras de misericórdia.

Talvez você leitor possa se perguntar: Porque a Campanha da Fraternidade coincide com a quaresma?
A resposta é:
Por ser um tempo forte de oração, onde as pessoas se dedicam mais, e isso vem a chamar a atenção.
Porem vale lembrar que a Campanha da Fraternidade não é apenas levada em consideração na quaresma, e sim o ano todo, mas nesta época ela chama mais atenção.

Este ano a CF tem como tema: Fraternidade e Politicas Publicas; e como Lema: Serás Liberto Pelo Direito e pela Justiça (IS 1, 27).

Esta Campanha ter por objetivo chamar a atenção dos cristãos, para estes possam olhar de forma mais atenta para as Políticas Públicas, que são ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.

O Site portal Kairós.org destaca:

Nesta CF 2019, a Igreja no Brasil pretende estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade. 

O texto-base da campanha descreve, entre outros tópicos, sobre o ciclo e etapas de uma política pública e faz a distinção entre as políticas de governo e as políticas de Estado, bem como apresenta os canais de participação social, como os conselhos previstos na Constituição Federal de 1988.
Todos os anos, a CNBB apresenta a CF como caminho de conversão quaresmal. É uma atividade ampla de evangelização que pretende ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a vivenciarem a fraternidade em compromissos concretos, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de temas específicos.
Em 2019, a Conferência convida todos a percorrer o caminho da participação na formulação, avaliação e controle social das políticas públicas em todos os níveis como forma de melhorar a qualidade dos serviços prestados ao povo brasileiro.
https://portalkairos.org/campanha-da-fraternidade-2019/
A Campanha da Fraternidade é um movimento adotado aqui no Brasil, mas que em muitos assuntos que são abordados acabam por chamar a atenção do mundo inteiro e principalmente do Papa, o  qual também fica atento para a CF no Brasil.

Veja a mensagem do Papa Francisco para o Povo Brasileiro:

Papa: “Os cristãos devem buscar uma participação mais ativa na sociedade como forma concreta de amor ao próximo, que permita a construção de uma cultura fraterna baseada no direito e na justiça”.

Quando se fala em Politica nos dias atuais, é bem comum as pessoas reagirem com desprezo acerca do assunto, visto que, este assunto infelizmente esta associado a Corrupção nos últimos anos.

Porem vale lembrar, que todos somos responsáveis pela Politica e que e que precisamos cobrar e acima de tudo estar atentos, pois de tudo isso depende o nosso futuro.

Diante disso: a Campanha da Fraternidade visa convocar a  todos a participar da formulação, avaliação e controle social das políticas públicas em todos os níveis a fim de através disso, melhorar a qualidade dos serviços prestados ao povo brasileiro.

Da redação/ Sandra Laciuk




Nenhum comentário:

Postar um comentário