Ouça a Impactus FM

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

CUIDADO: GOLPES ESTÃO SENDO APLICADOS EM PITANGA E REGÃO

Na noite de ontem, o Fantástico vinculou uma matéria falando a respeito de golpes de empréstimos que estão sendo aplicados em todo o Brasil, onde muitos aposentados acabam caindo na má intenção de estelionatários.

Diante disso, nossa equipe buscou informações referentes a este caso focando a região central, para verificar se tal ato vem acontecendo por aqui, e infelizmente este tipo de coisa é muito comum, levando as pessoas a perderem dinheiro com isso.

De acordo com as informações coletadas, o fato é mais preocupante ainda, pois além de golpes desta natureza, ainda existem outros tipos tais como: o Golpe do parente falso, falso sequestro e bilhete premiado.

O gerente da Caixa Econômica Federal em um programa de rádio na região,listou estes fatos detalhando cada um deles, e referente a isso ele orienta como identificá-los.

Golpe do falso parente: neste caso, uma pessoa liga se passando por algum parente de quem atende a ligação, e diz que estava viajando e que seu carro deu problema, ou algum outro serviço de emergência e que ao efetuar o pagamento, descobre que a referida empresa não aceita cartão e por isso precisa que seja depositado um valor em dinheiro para que este possa pagar e que ao chegar em uma agencia o mesmo fará o depósito, no entanto nunca mais a pessoa verá este dinheiro. Diante disso, é importante que a pessoa busque fundamentos através de repassar informações falsas de seus parentes, do tipo local onde mora, tipo de carro, cor, etc e prestar atenção nas afirmações .

Golpe do bilhete premiado: No geral a pessoa recebe uma mensagem de texto dizendo que foi sorteada e que basta responder o SMS com a palavra SIM, feito isso em seguida a pessoa recebe uma ligação, dizendo que para receber o premio esta pessoa precisa depositar um determinado valor em dinheiro para que em seguida possa ser liberado seu premio, neste caso, muitas das vezes também acontecem de as pessoas serem abordadas na rua com esta mesma conversa. Ao receber este tipo de informação  desconfie, ninguém dá premio a toa e nem venderia bilhete premiado.

Golpe do sequestro: Neste  a pessoa irá receber uma ligação, onde do outro lado da linha alguém se passa por algum familiar pedindo socorro e dizendo que está sequestrada, em seguida o suposto sequestrador entra na ligação e pede para que seja depositado um valor em dinheiro para que ele possa liberar o tal familiar com vida. A orientação em uma situação desta é que antes de tudo seja mantida a calma, e desligar a ligação, buscando entrar em contato com o parente que supostamente esteja sequestrado.

O gerente orienta para que as pessoas prestem atenção, ao receberem ligações neste sentido, especialmente porque estes criminosos tentam tirar informações das mesmas para assim dar fundamento na ligação, fazendo com que as  pessoas acreditem e caiam no golpe.

Ele destaca que quando acontecer um fato neste sentido, e caso a pessoa caia em si que se tratava de um golpe que procure a agencia onde a mesma realizou o depósito ou transferência e comunique o que aconteceu, porque muitas das vezes a instituição consegue, bloquear a conta por alguns minutos até que a pessoa registre um Boletim de Ocorrência, caso ela demore para se dar conta do golpe, é aconselhável que a mesma se dirija à delegacia de policia o mais rápido possível.

Tome muito cuidado, não resolva situações por telefone sem comunicar alguém, ou até mesmo pedir alguma ajuda ou opinião.

 Da redação/ Sandra Laciuk

Informou:


Nenhum comentário:

Postar um comentário