quinta-feira, 17 de maio de 2018

Cida Borghetti assina decreto que libera medicina na Unicentro


A Governadora do Paraná, Cida Borghetti, assinou o decreto que libera a implantação do curso de medicina na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). 

Já existia uma especulação de liberação para hoje (17), porém, informações extraoficiais indicavam que este anúncio seria feito apenas de forma verbal. 

Cida assinou o decreto na Câmara de Vereadores de Guarapuava na noite desta quinta, após ter nomeado, oficialmente, o novo Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Décio Sperandio. 

Prefeitos da região marcaram presença na solenidade.

No anúncio, a governadora relembrou a luta política que envolveu a conquista do curso. 

Segundo ela, a implantação só foi possível devido à união de lideranças políticas locais e regionais, entre elas, os deputados de Guarapuava – Artagão, Bernardo e Cristina – além do prefeito Cesar Silvestri Filho e outros. 

A governadora relembrou, ainda, que a implantação do curso é estratégica para a região, por não haver outro curso público de medicina no entorno de Guarapuava, e, também, pela construção do Hospital Regional, que deverá ser inaugurado ainda em 2018. 

Esta reportagem teve acesso visual ao documento assinado por Cida. O decreto não mencionava a liberação de orçamento para a implantação do curso. A instituição ainda não informou qual acordo fez com a governadora para que este orçamento seja liberado.
MEC
Desde que a notícia de possível implantação do curso foi anunciada no início desta semana, nas redes sociais, o público questionava se o curso, de fato, poderia ser implantado, já que, em abril deste ano, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu, por cinco anos, a liberação de cursos de medicina em todo o Brasil.

Na manhã desta quinta-feira (17), em contato com a Pró-Reitoria de Planejamento da Unicentro (Proplan), eles informaram  que, mesmo com a determinação, a universidade continua tendo autonomia para implantar o curso porque o processo de implantação da medicina é antigo, de 2014, já tendo tramitado na esfera federal e aguardando, desde então, apenas a liberação do Governo do Estado.

O CURSO

Na Câmara, Cida confirmou que o início do curso de medicina da Unicentro está previsto para 2019. 

O curso será ofertado no campus CEDETEG, de Guarapuava, com 40 vagas, inicialmente.

A Unicentro será a quinta universidade estadual a ofertar o curso de medicina. 

Anualmente, são ofertadas 240 vagas para os cursos de medicina das Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Estado (Unioeste).

Da Redação/Maria Farias
Fonte: RSN


Nenhum comentário:

Postar um comentário